Sines, entre a baía e as ruas que ficam

Há cidades que visitamos uma vez e outras que continuam dentro de nós, mesmo quando já estamos longe delas.

Há cerca de um ano andei por Sines, sem pressa e sem um destino muito definido. Fui vagueando pelas ruas, deixando que a cidade me conduzisse ao seu ritmo, entre o azul da baía, o peso antigo do castelo e aquela luz que parece pousar sobre tudo com mais calma.

Sines tem uma relação muito própria com o mar. Não é apenas uma cidade virada para a água. É uma cidade que parece observar o horizonte, como se estivesse habituada a esperar qualquer coisa que venha de longe. Da Casa do Médico, a vista abre-se para a baía, para o castelo e para essa linha onde o mar se encontra com o céu. É uma daquelas paisagens que não precisam de pedir atenção. Basta estar diante dela.

O castelo fica ali, firme, com a sua história feita de muralhas, vento e sal. Ao longe, pode parecer apenas mais um monumento junto ao mar, mas quando nos aproximamos percebemos que continua a dar forma à cidade. Há lugares que guardam o passado dentro de vitrinas. O castelo de Sines guarda-o nas pedras, nas esquinas e na maneira como a cidade se organiza à sua volta.

Também já estive ali por causa da música. Uma vez fui ver os Amor Electro num dos espectáculos do 25 de Abril. O castelo deixou de ser apenas um lugar antigo e passou a ser um espaço cheio de pessoas, vozes e luzes. A música fez outra coisa àquelas muralhas. Por umas horas, a história ficou a ouvir o presente.

Noutra ocasião fui ao Centro de Artes ver uma amiga tocar piano. É um espaço que parece nascer da própria cidade, com as suas linhas sóbrias e a relação permanente com o castelo e o centro histórico. Lá dentro, o som do piano criava uma espécie de silêncio diferente, um silêncio atento, como se toda a sala estivesse a escutar até a última nota.

Depois do concerto fomos a um bar ali perto. Não foi uma noite extraordinária no sentido em que costumamos usar a palavra. Não aconteceu nada que merecesse uma fotografia especial ou uma história contada muitas vezes. Mas talvez seja precisamente por isso que ficou. Um concerto, uma conversa, um bar próximo e a sensação simples de estar num lugar onde a noite ainda não tinha acabado.

Quando voltei a andar pelas ruas de Sines, há um ano, não estava propriamente a fazer turismo. Estava apenas a passar por ali, a olhar, a recordar e a deixar que a cidade se mostrasse. Há viagens assim. Não obedecem a um plano, não procuram cumprir uma lista de lugares. Acontecem devagar, entre uma esquina e outra, na pausa diante de uma janela, no caminho que escolhemos sem saber bem porquê.

Talvez seja essa a força de Sines. A cidade tem o mar aberto, o castelo, a música, o Centro de Artes e todas as memórias que cada pessoa leva consigo. Para uns será a terra de Vasco da Gama. Para outros será o porto, o trabalho, um concerto ou uma tarde junto à baía. Para mim, ficou também como aquele lugar onde andei a vaguear pelas ruas e onde, sem dar por isso, fui guardando mais uma paisagem dentro de mim.

Há cidades que conhecemos pelos monumentos. Outras ficam na memória pela forma como nos sentimos quando as atravessámos. Sines ficou-me assim, entre a baía e o castelo, entre uma nota de piano e uma noite que continuou num bar próximo. Um ano depois, ainda consigo voltar lá sem sair do lugar.

1