Serra da Estrela, entre a Torre e a água gelada

Voltei muitas vezes à Serra da Estrela. Da Torre ao Museu do Pão, ficaram as quedas de água junto à estrada e o frio da água nas mãos.

Há lugares que guardamos dentro de uma única viagem. A Serra da Estrela não é um deles. Já lá fui tantas vezes que seria difícil escolher uma visita e dizer que foi aquela que ficou. A memória juntou-as todas: estradas que sobem devagar, curvas abertas sobre a paisagem, a chegada à Torre, o Museu do Pão e as quedas de água tão perto da estrada que quase parecem chamar quem passa.

Quando se fala da Serra da Estrela, a primeira imagem costuma ser a neve. É a fotografia que aparece nos noticiários, os carros parados, as famílias à procura de um pedaço branco onde possam brincar e a montanha transformada por alguns dias num lugar diferente de tudo o que a rodeia.

Eu já fui à serra muitas vezes, mas só numa delas encontrei neve. Mesmo nessa ocasião, já eram restos. Manchas brancas agarradas ao chão, sobreviventes de dias mais frios, longe daquela paisagem completamente coberta que tantas vezes imaginamos. Ainda assim, bastaram. Havia qualquer coisa de especial em encontrar neve onde habitualmente via pedra, vegetação e água.

Talvez por isso a minha Serra da Estrela nunca tenha dependido da neve. Ela estava lá nas outras visitas, quando o branco não aparecia e a montanha mostrava o seu rosto mais habitual. Estava no granito, no vento, na distância que se abre diante dos olhos e naquela sensação de que cada curva nos leva um pouco mais para fora do mundo de todos os dias.

A Torre fazia parte desse regresso. Chegar ao ponto mais alto de Portugal continental tem sempre qualquer coisa de conquista, mesmo quando se vai de carro e mesmo quando já se fez o caminho antes. Não é apenas a altitude marcada numa placa. É a chegada ao alto, depois da estrada que foi deixando o resto do país lá em baixo. Podemos voltar várias vezes, mas a montanha nunca se apresenta exactamente da mesma maneira.

O Museu do Pão, em Seia, ficou também ligado às minhas passagens pela região. À primeira vista, um museu dedicado ao pão pode parecer demasiado simples. Mas o pão nunca foi apenas alimento. Guarda o trabalho dos campos, os moinhos, os fornos, as mãos que amassam e a mesa onde as pessoas se sentam. Na serra, essa história parece pertencer naturalmente à paisagem, como se o pão tivesse absorvido o frio, a terra e o esforço de quem viveu ali.

Ainda assim, são as quedas de água que regressam com mais força à memória. Algumas surgiam perto da estrada, sem precisarem de uma longa caminhada ou de um grande desvio. A água descia entre as pedras com uma clareza que quase enganava. Parecia tranquila, mas estava gelada. Daquela água que basta tocar para o frio subir imediatamente pelas mãos e nos lembrar que nasceu mais acima, longe do calor e da pressa.

Há imagens bonitas que vemos e seguimos caminho. A água da serra não era apenas para olhar. Tinha som, movimento e temperatura. Fazia parte do lugar de uma maneira física. A neve podia faltar, mas a água continuava ali, a descer pelas encostas, a atravessar a pedra e a aparecer ao lado da estrada como se a montanha respirasse por pequenas feridas abertas.

Talvez seja isso que distingue uma paisagem conhecida de uma paisagem vivida. A primeira cabe numa fotografia. A segunda guarda sensações que a fotografia não consegue levar: o vento junto à Torre, a mudança da luz entre duas curvas e o choque da água fria na pele. São essas coisas pequenas que fazem com que um lugar permaneça depois de a viagem terminar.

Uma dessas descidas da Serra da Estrela ainda havia de continuar por um caminho errado. Íamos em direcção à Venda do Pinheiro, com a ideia de passar por Almeirim ou Santarém, e acabámos em Nisa. Dessa história ficou outro artigo e ficou também um pote trabalhado que ainda guardo. É curioso como uma viagem pode deixar memórias em lugares que não estavam sequer no plano.

Talvez tenha voltado tantas vezes à Serra da Estrela porque a serra nunca se esgota numa primeira visita. Há sempre outra estrada, outra luz e outra estação. Há a serra da neve, mesmo quando dela restam apenas pequenas manchas. Há a serra do pão, que conta a vida de quem trabalhou a terra. Há a serra da Torre, onde o país parece ficar mais baixo. E há a serra da água gelada, escondida à vista de todos, a poucos passos do alcatrão.

Não consigo dizer qual dessas visitas foi a mais importante. A memória não as separou. Fez delas uma só paisagem, construída por regressos. Talvez alguns lugares não nos peçam uma grande história. Pedem apenas que voltemos, para que cada passagem acrescente uma nova camada àquilo que julgávamos já conhecer.

Da Serra da Estrela não guardo apenas a vez em que encontrei neve. Guardo todas as vezes em que ela não estava. Porque foi nessas visitas que percebi que a montanha não precisa de se vestir de branco para ficar na memória. Às vezes basta uma estrada a subir, uma queda de água junto à berma e aquele frio transparente que fica nas mãos muito depois de as afastarmos da corrente.

1