O Poder Feminino: o século da mudança - parte 6 de 8

No século XX, direitos antes negados começaram a tornar-se lei. O voto, o trabalho e a autonomia abriram portas que nunca mais fecharam por inteiro.

Durante séculos, muitas mulheres exerceram influência sem poder ocupar formalmente os lugares onde as decisões eram tomadas. O século XX não começou por apagar essa distância, mas tornou cada vez mais difícil defendê-la como uma ordem natural. Em poucas décadas, o direito de votar, estudar, trabalhar, possuir, escolher e participar na vida pública deixou de ser uma ideia impossível e começou a entrar nas leis.
Nada disso aconteceu de repente. As mulheres já trabalhavam muito antes de as fábricas e os jornais descobrirem a sua presença. Trabalhavam nos campos, nas oficinas, nos mercados, nas casas de outras famílias e em pequenos negócios. Muitas também escreviam, ensinavam, organizavam associações e exigiam direitos. O século da mudança não nasceu porque alguém lhes abriu generosamente uma porta. Nasceu porque elas empurraram portas que permaneciam fechadas.
Em Portugal, Carolina Beatriz Ângelo tornou-se um símbolo dessa insistência. Médica, viúva, mãe e chefe de família, percebeu que a lei eleitoral de 1911 falava em cidadãos portugueses sem excluir expressamente as mulheres. Recorreu aos tribunais, conseguiu inscrever-se e votou nas eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, a 28 de maio desse ano. Foi a primeira mulher a votar no país.
O episódio mostrou tanto a possibilidade como a resistência à mudança. Em vez de abrir o voto às restantes mulheres, a legislação eleitoral de 1913 passou a referir expressamente os cidadãos do sexo masculino. A brecha foi fechada. Só em 1931 o voto feminino seria reconhecido de forma explícita, e mesmo então com condições mais exigentes para as mulheres do que para os homens. O sufrágio verdadeiramente universal, sem restrições baseadas no sexo, só chegaria depois do 25 de Abril de 1974.
Esta história ajuda a perceber que o progresso não avança sempre em linha reta. Um direito pode aparecer por uma abertura inesperada, ser novamente limitado e regressar décadas depois. Pode existir no papel para algumas mulheres e continuar longe de muitas outras. A palavra universal foi usada várias vezes antes de incluir realmente toda a gente.
As duas guerras mundiais também alteraram a visibilidade do trabalho feminino em vários países. Com milhões de homens mobilizados, mulheres ocuparam lugares nas fábricas, nos transportes, nos hospitais, nos serviços e na agricultura. A experiência demonstrou aquilo que já devia ser evidente: não havia uma incapacidade feminina para esses trabalhos. Havia uma divisão social que os reservava aos homens.
O fim das guerras não trouxe uma libertação imediata. Muitas mulheres foram pressionadas a abandonar os postos que tinham ocupado e a regressar ao espaço doméstico. Outras permaneceram no mercado de trabalho, por necessidade ou escolha, quase sempre acumulando a profissão com as tarefas da casa. A porta tinha-se aberto, mas a responsabilidade pelo cuidado continuava largamente do mesmo lado.
Ao longo do século, a educação tornou-se uma das mudanças mais profundas. O acesso crescente à escola e ao ensino superior deu a mais mulheres instrumentos para entrarem em profissões, produzirem conhecimento e conquistarem independência económica. Cada mulher que chegava a uma sala onde antes não podia entrar tornava menos convincente a ideia de que aquele lugar pertencia naturalmente aos homens.
Também a possibilidade de decidir sobre a maternidade alterou o ritmo da vida. A contraceção e o planeamento familiar não eliminaram as pressões nem chegaram a todas da mesma forma, mas permitiram separar, com maior liberdade, sexualidade, casamento e nascimento de filhos. Poder escolher quando ser mãe, ou se queria sê-lo, abriu tempo para outras identidades que sempre tinham existido, mas que eram obrigadas a caber atrás de uma função principal.
Em Portugal, a Revolução de Abril representou uma mudança decisiva. A Constituição de 1976 afirmou a igualdade perante a lei sem as exceções que durante décadas tinham sido justificadas em nome da natureza da mulher e do bem da família. Nos anos seguintes, abriram-se profissões, foram retiradas limitações à mulher casada e o direito da família começou a reconhecer igualdade entre os cônjuges. A revisão do Código Civil de 1977 teve efeitos concretos dentro de casa, onde durante muito tempo o marido fora tratado como representante e centro da decisão familiar.
As leis não mudaram sozinhas. Foram precedidas por sufragistas, operárias, professoras, escritoras, médicas, advogadas e muitas mulheres cujos nomes não ficaram conhecidos. Houve associações, jornais, greves, petições e conversas mantidas quando ainda parecia imprudente exigir igualdade. Cada conquista institucional começou como uma recusa de aceitar que o passado tivesse de continuar.
O século XX trouxe ainda as mulheres para o centro da cultura. Tornaram-se autoras e não apenas personagens, realizadoras e não apenas rostos no ecrã, compositoras, cientistas, atletas e jornalistas com voz própria. A mudança não apagou estereótipos, mas criou novas imagens possíveis. Uma rapariga podia começar a imaginar o futuro através de mulheres que já ocupavam o espaço público.
Seria tentador terminar esta parte dizendo que o século resolveu a desigualdade. Não resolveu. A igualdade legal continuou a conviver com diferenças salariais, violência, carreiras interrompidas pelo cuidado e resistência à presença feminina no poder. Mas alterou o ponto de partida. Aquilo que antes precisava de ser justificado como exceção passou a poder ser reclamado como direito.
O século da mudança não ofereceu um mundo acabado. Deixou-nos uma porta aberta e a responsabilidade de não a voltar a fechar. Na próxima parte, veremos como a presença feminina se tornou cada vez mais visível e como esse reaparecimento trouxe consigo uma nova pergunta. Ser vista é o mesmo que ter poder, ou pode a visibilidade esconder desigualdades que continuam intactas?

0